sábado, 13 de abril de 2013

18 DE ABRIL- DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL É DIA DE LEMBRAR LER E RELER MONTEIRO LOBATO

          Um pouquinho de Monteiro Lobato para vocês...



     Considerado o grande renovador da Literatura Infantil no Brasil, Monteiro Lobato também foi um brasileiro à frente do seu tempo como editor e líder da campanha do petróleo e essa personalidade dinâmica do escritor se reflete na saga do Sítio do Picapau Amarelo.


       Na sua maior parte, a obra de Monteiro Lobato é o resultado da reunião de textos escritos para jornais ou revistas. Dono de estilo conciso e vigoroso, com forte dose de ironia, utilizava uma linguagem clara e objetiva, compreensível ao grande público. Lobato revelou o mundo rural, então ignorado pelos escritores de gabinete que ele tanto criticava. “A nossa literatura é fabricada nas cidades”, dizia, “por sujeitos que não penetram nos campos de medo dos carrapatos”.

       Sua primeira história infantil foi "A menina do narizinho arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no Natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta. Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.

        Morreu em 4 de julho de 1948 com 66 anos de idade deixando imensa obra para crianças, jovens e adultos, e o exemplo de quem passou a vida sob a marca do inconformismo.


Lobato na Escola 


       O professor deve ser o interlocutor entre a obra de Lobato e o leitor criança. Conhecendo mais do universo lobatiano, ele poderá promover esse encontro com os seus alunos de forma dinâmica e criativa. O professor tem um papel fundamental nesse processo, onde deverá selecionar os textos de Lobato de acordo com o perfil dos seus alunos, apresentando assim a obra gradativamente. Também poderá usar diferentes recursos audiovisuais disponíveis na internet para apresentar o universo de Monteiro Lobatos para as crianças, assim como, levar para salas de aula alguns livros para apreciação da turma. Dessa forma as crianças certamente ficarão curiosas, instigadas a conhecer mais profundamente o autor e criador de tantos personagens e mundos incríveis.


Dicas de Leitura Infantojuvenil

  • Reinações de Narizinho - “Reinações de Narizinho”, um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca, reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920. O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, a boneca de pano tagarela e sabida, Tia Nastácia, famosa por seus deliciosos bolinhos, Dona Benta, uma avó muito especial, e sua neta Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia.Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.


  • Viagem ao Céu - Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Picapau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa.


  • O Saci - Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Picapau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa.

  • Caçadas de Pedrinho - Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheio de surpresas. Nem Dona Benta nem Tia Nastácia deveriam saber alguma coisa, senão... No meio das aventuras, acabam encontrando Quindim, o rinoceronte que fica morando no sítio.

  • Memórias da Emília - Nesse livro, Emília resolve colocar no papel todas as aventuras pelas quais passou durante sua existência. Para isso, ela tem a ajuda do Visconde de Sabugosa, que, conformado, ouve e toma nota de tudo o que ela diz. Com muita imaginação, a boneca de pano conta não só as coisas que aconteceram, mas também como bem entende, ou seja, com seu jeito “emiliano” se ser.

  • A Pílula Falante - Narizinho leva Emília ao consultório do Doutor Caramujo, do Reino das Águas Claras. Mas as suas famosas pílulas haviam desaparecido. Como poderia, então, curar a mudez da boneca? Quando o célebre doutor atende ao Major Agarra, as coisas começam a mudar e mestre Caramujo encontra as pílulas falantes! Uma aventura em grande estilo! Emília não para mais de falar e conquista a todos que a conhecem.

  • Peter Pan - A famosa história do "menino que não queria crescer" é contada aqui por Dona Benta para turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto todos ouvem a história, a sombra da Tia Nastácia começa a desaparecer, do mesmo jeito que acontece no livro. Agora, além de conhecer todas as aventuras vividas por Peter Pan, a Turma também quer encontrar o autor do desaparecimento da sombra da cozinheira do Sítio. Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo. 




  • A  Chave do Tamanho - Lançado pela primeira vez em 1942, ano em que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, faz uma crítica aos governantes que mataram milhares de pessoas e destruíram cidades inteiras na Europa. Nessa história, Dona Benta e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo estão tristes com as notícias que chegam pelo rádio e pelos jornais contando sobre os bombardeios e as mortes causados pela guerra. Escondida de todos, Emília resolve dar um jeito nessa situação e parte para uma aventura arriscada que pode acabar com toda a civilização. Depois de muda o tamanho de todos os seres humanos, a bonequinha sai pelo mundo enfrentando perigos e fazendo descobertas. Em suas andanças chega a encontrar o temido Adolf Hitler. Numa época em que os adultos não costumavam conversar muito com as crianças, Lobato fala sobre a guerra com o público infantil neste livro que se tornou um de seus grandes sucessos.

  • O Minotauro - Já imaginou o Sítio do Picapau Amarelo sem a Tia Nastácia? Nem pensar! O desaparecimento dela na festa de casamento de Branca de Neve, é ponto de partida para as aventuras da Turma do Sítio por duas diferentes “Grécias”: a Antiga, do tempo de Péricles e a Mitológica, do tempo do Minotauro, o monstro do Labirinto de Creta. Emília, Narizinho, Visconde e todo pessoal do Sítio conhecem lugares históricos como o Monte Olimpo e o Partenon, além de importantes personalidades gregas, como o escultor Fídias e o pensador Sócrates, que se impressionam com as revelações sobre o futuro, contadas pela “vidente” Dona Benta. Entre mil perigos, serão obrigados à desvendar os mistérios dos monstros mitológicos para resgatar a cozinheira.

  • Fábulas - No Sítio do Picapau Amarelo estão todos reunidos em volta de Dona Benta: Pedrinho, Narizinho, Emília e o Visconde. Claro, nem é preciso muito esforço para adivinhar – ela está contando histórias, e dessa vez lê um livro de fábulas, aqueles contos nos quais os animais aparecem como protagonistas, e que sempre trazem uma boa lição. A história começa com a fábula “A Cigarra e a Formiga”, esta com dois finais diferentes, um deles proposto pela Narizinho (no qual tudo termina bem) e outro pela Emília (e aí a coisa é diferente). Depois, vem o conto do homem que queria reformar a natureza, trocando as frutas de lugar... e olha que a boneca de pano concorda com tudo! Tem a história do velho e do menino que vão até a cidade vender uma mulinha, mas ouvem demais a opinião dos outros pelo caminho e acabam se atrapalhando. E seguem os ratinhos que queriam colocar um guizo no gato, o galo e a raposa, o lobo e o cordeiro... Uma série de fábulas contadas de maneira curta, direta e com desenhos que as crianças adoram; sempre com a intervenção esperta dos personagens do Sítio. A boa Tia Nastácia e o rinoceronte Quindim também vão entrar nessa diversão. Para que as boas histórias não acabem nunca, é preciso que elas sejam recontadas com imaginação e com frescor. E é isto que os pequenos leitores encontram nesse livro.

  • Dom Quixote das Crianças - Adaptado por Monteiro Lobato, este livro traz as aventuras do cavaleiro que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias. A história do fidalgo espanhol, escrita por Miguel de Cervantes, há mais de quatrocentos anos, continua emocionante como sempre. No sítio tudo começou assim: Bisbilhotando na estante de Dona Benta, Emília descobre um livro que nunca tinha visto: "Dom Quixote de La Mancha". Dona Benta começa a leitura da obra para os meninos, mas eles tropeçam no estilo do autor, muito rico e muito difícil. A paciente senhora decide, então, interromper a leitura, e conta a história com suas próprias palavras.

  • A Reforma da Natureza - Nesta obra, Dona Benta, a Tia Nastácia e o Visconde de Sabugosa são convidados para participar a Conferência da Paz, de 1945, como representantes da humanidade e do bom senso. Mas Emília fica no Sítio e convida a sua amiga do Rio de Janeiro, Rãzinha da Silva, para ajudá-la em algumas invenções. A dupla resolve reformar as árvores e os animais, transformando o Sítio do Picapau Amarelo no laboratório mais maluco e curioso do planeta.

  • O Poço do Visconde - Existe alguém mais inteligente e estudioso do que o Visconde de Sabugosa ? Pois é, ele agora resolveu se interessar por Geologia (a ciência que estuda a origem e a formação do nosso planeta). Para pesquisar, ele entra num buraco de tatu, analisa a terra e descobre que pode haver petróleo bem no meio do Sítio! Começa, então uma viagem incrível: por dentro de um vulcão nossa turma irá até o centro da terra. Com a força do rinoceronte Quindim, a sabedoria do Visconde e as soluções sempre criativas da Emília, tudo é possível.

  • O Picapau Amarelo - De repente, todas as personagens do mundo da fábula resolvem morar no sítio. Boa anfitriã, Dona Benta adquire todas as terras dos arredores, para proporcionar mais conforto ao pessoal. Assim, todos mudam-se para o Sítio do Picapau Amarelo.


Dicas para quem quer saber mais sobre Montero Lobato


Trabalhos Acadêmicos sobre Monteiro Lobato



  • Monteiro Lobato nas páginas do jornal 
  • Um estudo dos artigos publicados em O Estado de S. Paulo (1913-1923)
    VALENTE, THIAGO ALVES - 


    Baixar Ebook

  •    "Monteiro Lobato (1882 - 1948)" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 02 2013 
              Ver trabalho completo aqui.

  • Em busca do "Lobato das cartas" : a construção da imagem de Monteiro Lobato diante de seus destinatários .

              Ver trabalho completo aqui.

  • O saber impotente: estudo da noção de ciência na obra infantil de Monteiro Lobato 
            Ver trabalho completo aqui.


  • Lobato : a cultura gramatical em Emilia no pais da gramatica 
           Ver trabalho completo aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário